Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo continua desempenhando um papel significativo no Brasil, com um número crescente de brasileiros buscando iniciar seus próprios negócios, seja por oportunidade ou necessidade. A seguir, apresentamos dados atualizados sobre o cenário empreendedor brasileiro:

Atividade Empreendedora Total

De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), a taxa geral de empreendedorismo no Brasil atingiu 30,3% em 2022, representando a menor taxa dos últimos 10 anos. Essa taxa é a soma dos empreendedores iniciais (negócios com até 3,5 anos) e dos empreendedores estabelecidos (negócios com mais de 3,5 anos).

Intenção de Empreender

Embora a taxa geral de empreendedorismo tenha diminuído, o Brasil ainda apresenta uma parcela significativa da população com intenção de empreender. Em 2022, 47,3% dos empreendedores iniciais iniciaram seus negócios por necessidade, uma redução em relação aos 48,9% de 2021, indicando uma leve melhora nas condições econômicas.

Importância dos Pequenos Negócios

Os pequenos negócios continuam sendo fundamentais para a economia brasileira. Em 2023, foram abertas 859 mil micro e pequenas empresas, um aumento de 6,62% em relação a 2022. Esses empreendimentos representam cerca de 96% do total de empresas criadas no país em 2023.

Taxa de Sobrevivência das Empresas

A taxa de sobrevivência das empresas com até 2 anos de atividade tem mostrado sinais de recuperação após a pandemia de COVID-19. Embora dados específicos não estejam disponíveis nos resultados de pesquisa fornecidos, observa-se que a qualidade do empreendedorismo brasileiro apresentou melhora, com um incremento na taxa de empreendedores estabelecidos, passando de 9,9% em 2021 para 10,4% em 2022.


Em resumo, o empreendedorismo no Brasil mantém-se relevante, com os pequenos negócios desempenhando um papel crucial na economia nacional. Apesar dos desafios enfrentados nos últimos anos, há sinais de recuperação e crescimento no setor.

Empreendedorismo: O dilema dos Empreendedores

Um dos grandes dilemas para todo potencial empreendedor é:

Esse realmente é um bom negócio?

O  passo inicial para responder é ter certeza  quanto à oportunidade de negócio identificada. Existe uma grande diferença entre uma ideia e uma oportunidade de negócio.

Empreendedores normalmente confundem isso, o que pode ocasionar o insucesso do negócio. A ideia normalmente está associada à paixão, fascínio. A fixação à ideia impede a análise racional e de validação. A análise detalhada e com o devido distanciamento emocional é a melhor forma de avaliação de uma ideia. O Plano de Negócios é o melhor caminho para isso.

A necessidade do mercado, a existência de potenciais clientes é que determina se uma ideia se transforma em oportunidade.  Um produto ou serviço diferente ou inovador que agregue valor ao seu consumidor final e que tenha potencial de gerar lucros identifica uma oportunidade de negócio.

Uma boa oportunidade possui também uma validade, um momento. Ela pode se tornar ultrapassada em poucos meses ou ano. A empresa deve estar atenta à mudança de comportamento no consumidor e se adaptar ao novo cenário sob o risco de ter comprometer o negócio.

A sazonalidade – reduções ou aumentos significativos no consumo em determinadas épocas do ano – também precisa ser considerada e quando em índices elevados obrigam os empreendedores a caras manobras de estoque, por exemplo.

A importância do empreendedor se atualizar

Uma empresa somente é criada e permanece no mercado se nasceu e está aproveitando as oportunidades à sua volta. O empreendedor precisa estar sempre atento ao que está acontecendo ao redor do seu negócio.

Vivemos um momento dinâmico nos negócios e economia, o que torna a informação imprescindível ao empreendedor. É muito importante manter-se atualizado através de livros, revistas, participar de feiras, exposições, associações comerciais, workshops corporativos, conversar com seu contador, clientes, funcionários ou mesmo a concorrência.

Todas as informações devem permitir revisões de estratégia, de plano de negócios e até da administração financeira. Muito tempo para revisar a base do seu negócio, além de mantê-lo desatualizado, faz com que o empreendedor perca o foco e posteriormente tenha muito mais trabalho para colocar tudo em ordem novamente.

 

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